sexta-feira, 11 de junho de 2010

FINALMENTE, O RELATO DO 10º DIA



Como vos disse o Gonçalo, não me foi possível relatar o 10º dia por dificuldades de ligação à Internet. Vou agora falar-vos dele.

A saída de Baiona, já com chuva, fez-se por volta das 10h espanholas do hotel, que, por sinal é de um português com inúmeras histórias para contar. Tem 80 anos, já viveu em vários países de África e instalou-se em Baiona, terra de sua esposa, há cerca de 30 anos.

Continuamos a seguir a setas amarelas e dirigimo-nos para Vigo, sempre à beira da ria. A chuva parou e o caminho levava-nos por entre florestas, e lugarejos até A Guardia onde, junto à igreja e por casualidade, encontramos o Prior da terra que simpaticamente nos carimbou as credenciais. Prosseguimos o caminho que se encontra muito bem marcado, junto às Rias Baixas e com belíssimas paisagens por companhia.

Entretanto, a chuva voltou em força já perto de Vigo. Como já estávamos ensopados da cabeça aos pés, decidimos ir ao Decathlon comprar impremeavéis novos, para o que tivemos que desviar cerca de 10km. A ideia foi boa e o esforço foi recompensado porque, apesar da chuva quase permanente, chegámos com o corpo seco. À saída de Vigo, tive mais um furo na roda da frente, provocado por um parafuso, o que rapidamente resolvemos.

Almoçamos perto de Redondela e logo apontamos a Pontevedra, aonde decidimos ficar, dada a pouca distância que faltava para o fim (Cerca de 60Km) e a chuva intensa

À noite, vivi uma experiência nova, sentado na cama de cima de um beliche no Albergue de Peregrinos de Pontevedra, a escrever para o Blog. Na cama de baixo estava uma senhora de Braga, à minha esquerda um grupo, também, de Braga, à minha direita meu companheiro de viagem e à minha frente um casal de ingleses. Fartei-me de rir sozinho com a descontracção que se vivia por ali. Tudo estava muito limpo, os sanitários são bons e a água estava bem quente. Vale a pena experimentar esta sensação. Consegui dormir nessa noite, apesar dos desafios que se faziam a ressonar e mais não digo...Cerca das seis da manhã, a generalidade dos peregrinos levantou-se e continuou o seu Caminho. Nós fizemo-lo à hora habitual, debaixo de chuva intensa. Gostei muito de ter dormido naquele albergue de Peregrinos.

Quem conhece um pouco sobre os Caminhos de Santiago, apercebeu-se que em Viana do Castelo deixamos o Caminho da Costa e derivamos para o Caminho Monacal até Pontevedra. Foi um sugestão dos amigos Miguel Sampaio e do Miranda da AEJEsposende. Foi uma boa opção, dado que o Caminho é muito bonito e pouco concorrido (só encontramos peregrinos perto de Vigo, por sinal da AEJEsposende).

Percorremos naquele dia 70Km em 4h e 55m. De manhã estava frio (14º) e a temperatura nunca ultrapassou os 20º.

MAIS FOTOS EM:

http://picasaweb.google.pt/hm.matias/08062010?authkey=Gv1sRgCLG0rIL8gafdSg#

Sem comentários:

Enviar um comentário