domingo, 6 de junho de 2010

AO SÉTIMO DIA, "VI ANA" NO CASTELO

Ontem à noite, já não consegui tempo para escrever. O jantar com o casal Sampaio, Miguel e Manuela, e com o Pinto Leite acabou depois da meia-noite . Eles perderam o comboio para o Porto, o que não foi nada mau, pois tivemos festa até mais tarde...

O dia de ontem foi o mais intenso, com melhores paisagens, com melhores trilhos e com mais contactos. Começou em casa dos Sampaio, a tomar o pequeno-almoço. De seguida, passámos pelo Mosteiro de Leça do Balio, onde casaram D. Pedro e D. Inês. Em Vila do Conde encontrámos os primeiro peregrinos, a pé e de bicicleta. Alguns deles, sozinhos, especialmente franceses e Alemães.

Percurso com o guia Miguel Sampaio é outra coisa... nada passou despercebido, pois o Miguel é um estudioso dos Caminhos de Santiago. Descansámos um pouco em Rates; deixámos o Caminho Central e iniciámos o da Costa. Belo começo... vários Kms sobre uma linha de comboio desactivada... muitas solipas ainda estavam lá... foi uma boa tareia. Em Cristelo passámos pela Lagoa Negra que terá sido uma antiga mina. Passámos o rio Ave numa linda ponte romana, recentemente recuperada.

Chegámos a Fonte Boa, já junto ao rio Cávado. Fizemos uma pausa, provámos doçaria regional (Clarinhas) e como não foi possível passar o rio de barco, fizemo-lo pela ponte de Fão. Já pelas quatro da tarde, temperámos o estômago em Esposende. Tivemos longas conversas com o Amigo Miranda a AEJEsposende e passámos ao melhor do dia.

Até Viana, cerca de 30km, foram calçadas, estradões, e um espectacular single track ao lado do Rio Neiva, que terminou com a passagem deste numa ponte de menos de um metros de largura sem guardas e com uma enorme fissura no meio... ainda aconteceram outras peripécias até Viana aonde chegamos às 21h.

Foram 91km à média de 13,5km/hora

FOTOS EM:

http://picasaweb.google.pt/hm.matias/05062010?authkey=Gv1sRgCMT27Jr_vcG2SQ#

Sem comentários:

Enviar um comentário