sexta-feira, 4 de junho de 2010

6º DIA - NO PORTO






Despedimo-nos da família Martinho e começamos o dia em agradáveis pistas de terra por entre eucaliptais na direcção de Oliveira de Azeméis. No Pinheiro da Bemposta debatemo-nos com a primeira subida a sério, que foi “canja” naquela altura do dia. Descansamos um pouco em Oliveira de Azeméis e em S. João da Madeira passamos em frente da malograda fábrica da Oliva e foi com tristeza que vimos aquele abandono...

Em S. João de Ver passamos numa calçada romana bastante difícil de transpor, dada a sua irregularidade, mas foi apenas mais um obstáculo.

O almoço foi em Grijó no restaurante KEBAB, aonde fomos muito bem servidos.

Durante o almoço telefonou-nos o Miguel Sampaio a dizer-nos que estava a chegar para fazer connosco o caminho até ao Porto.

Visitamos o Convento de Grijó que achamos muito bonito e que tem coisas de enorme valor.

O ponto alto seguinte foi a subida da Serra de Canelas, em calçada romana. Muito técnica aquela subida. Mas mesmo com os alforges, aquele difícil quilómetro passou num instante.

Em Gaia encontramos uma peregrina francesa, que o Miguel Sampaio já tinha visto antes, que tem 75 anos e transporta uma mochila quase do seu tamanho. Não sabia aonde era o hotel que tinha reservado e o Miguel fez-lhe companhia até lá.

Nós fomos à Serra do Pilar apreciar aquelas lindas vistas e seguimos, pela ponte D. Luis para a Zona da Sé, zona velha, Praça da Liberdade, e Torre dos Clérigos onde nos reencontramos com o Miguel que nos levou até ao hotel, no Carvalhido.

O jantar com o Miguel, esposa e outro amigo, foi ...(à moda do Porto). O que será? Não é o ideal para a noite... mas...

Em conclusão, o dia se hoje foi sossegado. Andamos apenas 72Km, à média de 13km/hora, e pedalamos durante 5,30horas. O Coração esteve bem a bater à média de 106/min. A temperatura foi muito amena situando-se entre os 21 e os 30º.

Amanhã vamos ter a companhia do casal Sampaio e amigo até Viana.

1 comentário: