sábado, 3 de abril de 2010

O GRANDE DIA


Nestes dias festivos de Páscoa vou deixar a bicla descansada enquanto eu venho apanhar os ares das Beiras. Contudo a preparação da aventura não pára.
Quanto decidi que ia a Santiago de Compostela de BTT tratei logo de me comprometer com a minha decisão. Adquiri o material que me faltava e logo que adquiri dados suficientes, fixei a data de partida. Dia 1 de Maio foi o dia escolhido, porque as temperaturas, nesta altura são equilibradas em Portugal e Espanha, porque dia 1 é sábado e feriado e é um bom dia para fugir ao trânsito pesado de Lisboa. Escusado será dizer que começo a ficar ansioso porque o dia 1 de Maio nunca mais chega.
Já passei o percurso a pente fino, utilizando o Google Earth tendo por base tracks de para GPS que descobri na Internet. A partir daí criei Waypoints e depois Rotas que se adequem ao meu velhinho GPS Garmin 12. Bem sei que o GPS seria dispensável, e até pode fugir ao espírito, mas como vou sozinho, pode ser muito útil para evitar enganos dolorosos.
Tenho lido diversos relatos de viagem, e acompanhado fóruns sobre o tema. Estou actualmente a acompanhar no Fórum BTT, um grupo que saiu de Lisboa no passado dia 31, entre outros.
Outro aspecto importante é saber onde dormir. Como não vou estabelecer etapas rígidas , já fiz o levantamento dos locais possíveis para dormir.
De vez em quando, levantam-se-me dúvidas do género: - Serei capaz? E se for assaltado? Se caio…? Se fico doente. Contudo para todas elas encontro respostas rápidas… Se vão a pé… Não seria o primeiro a ser assaltado… Cair? Ah! Ah! Ah!... não seria a primeira nem… a vigésima... - Doente?... então para que ser a farmácia que vou carregar…. Nestas coisas, a preparação psicológica é de grande interesse. Quanto a isso, também me encontro bem. Além de tudo, tenho um grande aliado que é o tempo. Poderei sempre parar um dia ou dois. Apesar de ter já estabelecido um objectivo de quilómetros diários – entre 50 e 100 – vou andar, por dia, o que me apetecer até lá chegar.
Então até à próxima mensagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário