segunda-feira, 31 de maio de 2010

2º DIA BEM SUADO..


A saída deu-se à hora prevista dos arredores do Cartaxo. Pelas nove horas estávamos no aeródromo de Santarém a obter o primeiro carimbo do dia. Os pisos eram difíceis e com muito pó. Depois de uns minutos de descanso, subimos para Santarém, mas como era no princípio do dia não custou muito. Descansamos numa esplanada e toca rumar na direcção de Minde, sempre pelo Caminho do Tejo. Passados 42Km, encontramos um casal de Franceses que também iam para Santiago a pé. Falamos um pouco com eles e continuamos.

Passados 3kms tive a surpresa do dia. Numa descida enormemente acentuada e com muito cascalho e calhaus rolados, chão com ele... os alforges ajudaram muito à festa. Felizmente, foi o joelho direito esfolado e o sangue frio evitou danos maiores no dedo máximo da mão direita, que era um autêntico S. Dois puxões e está no sítio. Curativos pomadas... e toca a andar.

Acontece e adiante:

Passamos por Atalaia, onde conheci a Leonor (menina de 2 anos) a quem dei o almoço. Após mais algumas localidades, veio Malhou (e malhou mesmo...). Debaixo e um sol abrasador que chegou aos 45ºs passamos por Monsanto onde, no adro da igreja, enchi a barriga de amoras. Depois uma enorme luta para chegar a Minde. Mas antes de Minde ainda paramos em Casais Robustos para descansar num pequeno café e bebemos nada mais, nada menos que duas cerveja, três 7ups e uma garrafa de litro e meio de água... Depois, Minde... subir, subir... até Covão dos Coelhos. Mais cerca de 15Kms (dolorosos...) e Fátima, finalmente.

Foram 99Kms, em 6h e 15m de pedalada, à média de 15, 5Km/h (modesta, mas suada...). O coração bateu à média de 123 pulsações por minuto e a temperatura oscilou entre os 22 e 45ºs.


O dedinho, aliás dedão, está azulado, mas ainda não caíu e não dói.
Amanhã, passaremos por Tomar e talvez até Ansião.

5 comentários:

  1. Faz falta aí o Navegador do Transportugal... Bem resta me desejar as melhoras e que enquanto houver dedos operacionais não há desculpas... se voltares a cair pede perdão dos teus pecados ao SãoTiago e diz lhe que estás quase a chegar... pode ser que ele ajude.

    Abraços e beijinhos da familia

    ResponderEliminar
  2. Quem nao tem nada que fazer manda mensagens. Estive a ver o site dos caminhos de santiago e fiquei fascinado com o percurso a cavalo... tenho um amigo em cascais que tem um picadeiro e para o ano se calhar... vou ver quanto é que ele quer pelo aluguer dos cavalos... un nuestro hermano que já fez o percurso a cavalo diz que as pessoas apreciam particularmente os peregrinos a cavalo... por causa do exotismo... com um bocadinho de sorte o São Tiago ainda nois arranja um patrocinio e ainda sobra dinheiro para os copos... connosco é assim... já o Zé Nega o dizia... desde que o gajo bateu a bota a malta desanimou...

    Aquela abraço e diz ao teu amigo para te tretar no minimo tao bem como nóa sempre te tratámos... temos um estilo um pouco acelerado mas faz parte... amanha vou trabalhar para o barco... é o primeiro serviço do ano... se eu vivewsse daquilo estava feito.

    João & Cris

    ResponderEliminar
  3. aqui vai uma foto do chinchas para te animar

    ResponderEliminar
  4. Busca dentro e fora, no cimo e no raso
    por túneis, declives e intervalos
    Passa, mas não de um ponto a outro
    o trémulo movimento dos olmos
    canta a sua fama

    Qualquer um pode alcançar o povoado
    Tu porém nas andanças triviais
    acende uma fogueira à borda da água
    e vê dilatem-se círculos
    que ninguèm abre

    As iniciais do teu nome estão gravadas lé longe
    sobre o dorso dos tigres

    José Tolentino Mendonça
    (in "O Viajante sen sono"

    As melhoras do dedo
    e um forte abraço dos amigos do Guarda Jóias
    Vasco Silva

    ResponderEliminar
  5. Obrigado à Cris, João e Vasco.
    A cavalo é uma boa, mas se ele beber gasolina...

    Bjs e Abrs.

    ResponderEliminar