domingo, 30 de maio de 2010

PRIMEIRO DIA

Como previsto, às 8,30 saí de casa. O meu vizinho Alfredo fez questão de me acompanhar a tomar um café na Pastelaria Crocante, onde recolhi o primeiro carimbo. Às 9 horas estava na Igreja a recolher a 2ª carimbadela na Credencial do Peregrino.
A viagem até à Sé de Lisboa, pela marginal, foi muito agradável. A temperatura rondava os 25º graus, corria uma brisa, havia pouco trânsito e as praias já tinham muita gente.
Umas fotos no Terreiro do Paço e à hora marcada (10 horas), estava na Sé de lisboa onde já me esperava o Hélder Neves.

Mais umas fotos e seguimos as setas amarelas do Caminho até à Expo. À saída da zona de Expo, por causa de umas obras tivemos que andar a atravessar relvados, o que não foi nada agradável. Aquela zona estava cheia de gente a passear e a fazer exercício, o que foi bom de ver.

Continuamos a seguir o caminho, que de uma forma geral está bem marcado, com as setas amarelas, passando por Santa Iria, Póvoa de Santa Iria, onde o maus cheiro das valas predominan. Seguimos depois pela Ciclovia de Alhandra até Vila Franca de Xira, que é muito interessante de fazer, mas que acaba abruptamente em armazéns abandonados, que pena!

Era hora de almoço, mas por ser Domingo, restaurantes nem vê-los. À saída de Castanheira do Ribatejo, do lado esquerdo, em frente aos tractores "Same" tivemos uma agradável surpresa. No Snack Bar Entre Pontes, fomos atendidos maravilhosamente, um excelente almoço, em excelente ambiente, com as duas primeiras emperiais por conta da casa.

Faltavam cerca de 30Kms para o nosso destino. Pela Nacional 3, foi um instante. Às 17h estavamos lá. Um banho e estou como novo.

Ressalto, neste, percurso o facto de que, vindo-se de bicicleta, não ser boa ideia seguir o caminho nas zonas de Santa Iria, Póvoa de Santa Iria até Alhandra, porque envolve, até subir e descer escadarias, piso mau e cheiros nauseabundos. A melhor forma, dado que não há pontos de interesse, será mesmo, a partir de Sacavém seguir a Nacional 10, depois a N3 até Azambuja e então retomar o Caminho.

Foram 103Km, à média 18Km/hora, o que durou 5h e 40m. O coração bateu à media de 125/minuto. A temperatura rondou os 30º.
Amanhã vamos retomar o Caminho perto do Cartaxo e depois seguir até Fatima. Dependendo da hora de chegada, decidiremos o que fazer.


Mais fotografias em:

http://picasaweb.google.pt/hm.matias/3005201o?authkey=Gv1sRgCIDQq-HLofP7YQ#

3 comentários:

  1. Muito bem. Espero que hoje "apanhem" cheiros melhores...
    Vou seguir esta vossa aventura muito atentamente, quase como, que, também fizesse parte dela.
    Força
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. GANDA JEREMIAH

    A familia João, Cris, Marta, Jonhy, Tommy, Horácio, Nala, Princesa e Chinchas desejam vos a melhor das viagens. estou a ler e gostava de ter ido. Fica para uma proxima. à chegada a Santiago o almoço (ou jantar) para os dois é oferecido por nós. Favor dar NIB para transferencia.

    Qualquer coisa... qualquer emergencia... dispõe...fazes parte da familia e é a familia que sempre estara contigo

    AQUELE ABRAÇO

    João & Cris

    ResponderEliminar
  3. Um agradecimento muito especial ao João e Famíla, incluindo a do Horácio. De facto está a ser muito interessante. Temos ultrapassado as expectativas. Um especial abraço para vocês.
    Também um grande abraço para o amigo Gabriel
    HM

    ResponderEliminar